Vacina BCG pode auxiliar na prevenção contra hanseníase
.
A vacina BCG não é específica para a hanseníase, sobretudo, estudos demonstram um efeito protetor contra a doença, reduzindo a morbidade e possibilitando manifestações clínicas mais brandas em caso de doença. Em João Pessoa, na Rede Municipal de Saúde, a vacina é administrada ainda na maternidade e previne contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar), é feita com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose.
“Na assistência, a dose que protege com a BCG é administrada em bebês, na maternidade ou, por meio dos serviços de saúde, ainda nos primeiros dias de vida, a proteção é para a vida toda. Quando há casos da doença, os profissionais de saúde realizam a proteção por meio da vacina nas pessoas comunicantes, que são aquelas de contato direto com o portador da doença, mesmo já havido vacinado quando criança. É uma forma de criar um bloqueio contra a doença e garantir a proteção”, explicou Fernando Virgolino.
Para garantia da proteção, a dose do imunizante é administrada ainda nas maternidades, nas primeiras horas de vida da criança, em dose única. Sobretudo, na rotina dos serviços de saúde, para quem não tomou ainda na maternidade, a vacina está disponível para crianças menores de cinco anos de idade.
Saiba mais: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/vacina-bcg-pode-auxiliar-na-prevencao-contra-hanseniase/