portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Vulnerabilidade social desafia o combate à tuberculose, afirma especialista

Vulnerabilidade social desafia o combate à tuberculose, afirma especialista

Publicação: 16 de abril de 2024

.

A médica infectologista Valeria Rolla, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobaterioses do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), destaca a persistente influência da vulnerabilidade social na luta contra a tuberculose.

De acordo com a especialista, os grupos mais suscetíveis a tuberculose inclui aqueles que residem em condições precárias, com muita gente dentro do domicilio e pouca ventilação. Os custos associados à tuberculose representam um ônus significativo para os pacientes, expostos à pobreza, especialmente devido às despesas com transporte e alimentação.

A proximidade entre indivíduos saudáveis e doentes, resultante da vulnerabilidade social, é outro fator destacado pela infectologista. Ela enfatiza a necessidade de abordagens abrangentes, salientando que tratar apenas os casos de tuberculose não é suficiente para reduzir sua incidência. Valeria ressalta a importância de tratar os contatos próximos dos pacientes e lidar com diversas formas da doença. A tuberculose tem várias formas de apresentação tais como a pulmonar, ganglionar e óssea.

Quanto aos avanços no diagnóstico e tratamento, a pesquisadora elogia o programa brasileiro de tuberculose e aids, destacando a incorporação de testes rápidos e tratamentos mais eficazes. A incorporação da pretomanida, por exemplo que vai reduzir a duração do tratamento para casos multirresistentes que era de 18 meses para 6 meses.

Olhando para o futuro, Valeria enfatiza a importância de políticas públicas que abordem a resistência aos medicamentos e testes rápidos para diagnóstico. Ela menciona os esforços do Brasil na incorporação de testes de resistência e tratamentos mais curtos para contatos que duram apenas 3 meses.

Saiba mais: https://portal.fiocruz.br/noticia/2024/04/vulnerabilidade-social-desafia-o-combate-tuberculose-afirma-especialista

Comentários