portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Diretoria » Dra. Margareth Pretti Dalcolmo

Dra. Margareth Pretti Dalcolmo

Publicação: 16 de maio de 2019

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (1979), Residência Médica em Pneumologia, especialização em Pneumologia Sanitária pela ENSP / FIOCRUZ em 1981; e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (1999).  Pneumologista clínica com experiência em instituição pública e […]

Possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (1979), Residência Médica em Pneumologia, especialização em Pneumologia Sanitária pela ENSP / FIOCRUZ em 1981; e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (1999). 

Pneumologista clínica com experiência em instituição pública e em prática privada. 

Possui experiência em conduzir e participar de protocolos de pesquisa e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. 

Foi criadora e coordenadora do ambulatório de pesquisa do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Fiocruz, e foi Diretora do mesmo entre 2009-2012. É Membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde, e das Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School, de 2008 ao presente, além do Task Force em Novos Tratamentos da Tuberculose, de 2011-2014, e do Expert Group for Essential Medicines List da OMS, de 2015-presente. 

Membro do Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de pesquisa na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais . 

Docente da Pós graduação da PUC-RJ. Foi coordenadora e é membro da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ. Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses.  Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research

link para CV Lattes: : http://lattes.cnpq.br/6650724547603081

Comentários