portugues espanhol ingles frances alemao chines(simplificado) russo
Início » Notícias » Pesquisa da UFJF aponta impactos negativos da obesidade diante de infecções

Pesquisa da UFJF aponta impactos negativos da obesidade diante de infecções

Publicação: 31 de maio de 2021

Estudo é realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pode contribuir com estratégias que minimizem as consequência de doenças, inclusive a Covid-19.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é desenvolvida a fim de compreender como fatores associados ao desenvolvimento da obesidade podem impactar negativamente o sistema imunológico diante de diversos tipos de infecções e alterar funções primordiais das células no combate a vírus, bactérias e protozoários.

Intitulado “Modulação da ativação de macrófagos por fatores secretados por adipócitos durante a infecção por patógenos intracelulares, in vitro”, o estudo ocorre deste 2017 e já identificou alguns dos fatores que podem causar a disfunção de células do sistema imunológico, o que permite entender os mecanismos moleculares pelos quais isso acontece.

De acordo com a professora da UFJF e coordenadora do estudo, Patrícia Elaine de Almeida, o trabalho pode contribuir com estratégias que minimizem as consequências ao hospedeiro frente a doenças causadas por vírus, incluindo a Covid-19, por bactérias, como na tuberculose, e por protozoários, como na Doença de Chagas, e possibilitar o foco em terapias mais eficazes.

“Apesar do impacto da obesidade em doenças metabólicas e cardiovasculares ser bem conhecido, o seu papel na ativação do sistema imune frente a infecções por patógenos intracelulares não é bem conhecido. Com o advento da pandemia de Covid-19, ampliamos nossos estudos para entender o impacto dos fatores que contribuem para a inflamação crônica no indivíduo obeso, pode interferir nos mecanismos moleculares em resposta ao vírus SARS-COV-2.”, explicou.

Desenvolvimento da pesquisa

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, o que leva a um estado inflamatório de baixo grau, conhecido como metainflamação.

Esse estado inflamatório crônico permanente, traz diversas consequências negativas. Dentre elas a baixa sensibilidade insulínica, que pode desenvolver diabetes, síndrome metabólica, maior susceptibilidade à infecções e chance de complicações decorrentes destas enfermidades, redução da resposta imune antiviral e alterações nos parâmetros de coagulação.

Segundo a pesquisadora, várias moléculas e mecanismos são responsáveis por desencadear a inflamação no tecido adiposo branco, incluindo fatores genéticos, ambientais e desordens metabólicas, entretanto, esses fatores não podem explicar totalmente a origem da inflamação e, além disso, as estratégias anti-inflamatórias atuais não são suficientes no tratamento da síndrome metabólica.

“Em nossa pesquisa, usamos células provenientes do tecido adiposo – os adipócitos – e células do sistema imunológico, os macrófagos, os quais têm função direta na geração da resposta inflamatória crônica gerada na obesidade”, diz.

Resultados iniciais

De acordo com a pesquisadora, até o momento, já foram identificados alguns dos fatores que podem causar a disfunção de células do sistema imunológico, o que permite entender os mecanismos moleculares pelos quais isso acontece. “Sabemos que esses fatores são responsáveis por uma série de alterações imunológicas que tornam o hospedeiro mais suscetível às infecções”, contou Patrícia.

O que foi identificado:

  • Alterações na produção e liberação de moléculas primordiais que medeiam respostas imunológicas e participam da defesa do hospedeiros contra infecções, como as citocinas e as adipocinas;
  • Alterações em organelas com função na sinalização celular e inflamação, como os corpúsculos lipídicos;
  • Alterações em proteínas receptoras que participam do metabolismo lipídico e resposta inflamatória, como o PPARgamma;
  • Participação de partículas denominadas ‘vesículas extracelulares’, que desempenham funções-chave no transporte de várias moléculas ativas como mediadores lipídicos, proteínas e ácidos nucleicos.

Patrícia explica ainda que os resultados anteriores com bactérias e protozoários apontam para a identificação de alvos moleculares (proteínas e moléculas específicas) que podem causar a disfunção de células do sistema imunológico. Agora, os pesquisadores buscam entender o comportamento dessas mesmas células impactadas pela inflamação causada pela obesidade, em respostas ao vírus SARS-COV-2, e se as mesmas alterações imunológicas que tornam o hospedeiro mais suscetível às infecções bacterianas podem estar envolvidos no pior prognóstico da Covid-19.

Quanto aos estudos já iniciados tanto para a Tuberculose quanto para a Doença de Chagas, já foram identificadas alterações na produção e liberação de moléculas primordiais chamadas citocinas e adipocinas, que medeiam respostas imunológicas e participam da defesa do hospedeiros contra infecções; alterações em organelas celulares com função na inflamação e metabolismo lipídico, chamados corpúsculos lipídicos; alterações em proteínas receptoras que participam do metabolismo lipídico e resposta inflamatória, como o PPARgamma; e a participação de partículas denominadas ‘vesículas extracelulares’, que desempenham funções-chave no transporte de várias moléculas ativas como mediadores lipídicos, proteínas e ácidos nucleicos.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/05/16/pesquisa-da-ufjf-aponta-impactos-negativos-da-obesidade-diante-de-infeccoes.ghtml?fbclid=IwAR19Lh-5Ns0oiQb7xLG-d8VniFmOOJFUKxGep4ERZUJy2JSukyhPBGBdvIg

Comentários